terça-feira, 20 de novembro de 2012

POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROJETO SOS RIO CAPIVARI DE JAGUARIAÍVA – UMA PROPOSTA DE POLÍTICA PÚBLICA / ENVIRONMENTAL EDUCATION AND PUBLIC POLITICS: SOS PROJECT RIO CAPIVARI - A PROPOSAL OF PUBLIC POLITIC


POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROJETO SOS RIO CAPIVARI DE JAGUARIAÍVA – UMA PROPOSTA DE POLÍTICA PÚBLICA

Autor: Luís Guilherme Gonçalves Cunha1
Orientador: Silas Guimarães Moro2

Resumo:
No artigo são abordadas questões voltadas a Políticas Públicas e a Educação Ambiental. Enfatizam-se como as políticas públicas nas diversas instâncias federativas incorporam a Educação Ambiental no ensino formal. E, a partir das abordagens de Educação Ambiental, infere-se que somente a Educação Ambiental Formal contribui pouco para um despertar conservacionista na sociedade. Dessa forma, faz-se necessárias outras abordagens, como a Educação Ambiental informal e não-formal. Essas duas propiciam a participação mais efetiva da sociedade no processo de mudanças de paradigmas em relação às questões ambientais. E o sucesso para isso estaria na articulação das três abordagens. Como prova disso, apresenta-se o Projeto SOS Rio Capivari como uma proposta de ação conjunta de uma abordagem de Educação Ambiental que contempla políticas públicas e participação popular. A metodologia do artigo consiste em pesquisa bibliográfica e entrevista aberta, resultando numa pesquisa bibliográfica qualitativa.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Políticas Públicas, Projeto SOS Rio Capivari.

ENVIRONMENTAL EDUCATION AND PUBLIC POLITICS: SOS PROJECT RIO CAPIVARI - A PROPOSAL OF PUBLIC POLITIC

Abstract:
In the article we discussed matters related to Environmental Education and Public Politic. It also emphasizes how public policies in many federal offices incorporate environmental education in formal education. And from the approaches to environmental education, it is inferred that only Formal Environmental Education contributes little to an awaken conservation of society. Thus, it is necessary other approaches, such as environmental education non-formal and informal. These two provide a more effective participation of society in the process of paradigm related to environmental issues. And the success for this is the articulation of the three approaches. As evidence, we present the SOS Project Rio Capivari as a proposal joint action for an environmental education approach that includes public politic and popular participation. The methodology of the article is in open literature and interviews, resulting in qualitative literature.

Keywords: Environmental education, Public Politic, Project SOS Capivari River.

1 Graduação no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor do Ensino Básico na rede pública e particular. Pós graduando em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. E-mail: luisggcunhas_geo@hotmail.com
2 Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1978) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. E-mail: smoro@uepg.br
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