POLÍTICAS
PÚBLICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROJETO SOS RIO CAPIVARI DE
JAGUARIAÍVA – UMA PROPOSTA DE POLÍTICA PÚBLICA
Autor:
Luís Guilherme Gonçalves Cunha1
Orientador:
Silas Guimarães Moro2
Resumo:
No artigo são abordadas questões
voltadas a Políticas Públicas e a Educação Ambiental.
Enfatizam-se como as políticas públicas nas diversas instâncias
federativas incorporam a Educação Ambiental no ensino formal. E, a
partir das abordagens de Educação Ambiental, infere-se que somente
a Educação Ambiental Formal contribui pouco para um despertar
conservacionista na sociedade. Dessa forma, faz-se necessárias
outras abordagens, como a Educação Ambiental informal e não-formal.
Essas duas propiciam a participação mais efetiva da sociedade no
processo de mudanças de paradigmas em relação às questões
ambientais. E o sucesso para isso estaria na articulação das três
abordagens. Como prova disso, apresenta-se o Projeto SOS Rio Capivari
como uma proposta de ação conjunta de uma abordagem de Educação
Ambiental que contempla políticas públicas e participação
popular. A metodologia do artigo consiste em pesquisa bibliográfica
e entrevista aberta, resultando numa pesquisa bibliográfica
qualitativa.
Palavras-chave:
Educação
Ambiental, Políticas Públicas, Projeto SOS Rio Capivari.
ENVIRONMENTAL
EDUCATION
AND
PUBLIC
POLITICS: SOS
PROJECT
RIO
CAPIVARI
- A
PROPOSAL OF PUBLIC POLITIC
Abstract:
In the article
we
discussed
matters
related
to
Environmental
Education
and
Public
Politic.
It also emphasizes
how
public policies
in
many
federal
offices incorporate
environmental
education in
formal
education.
And
from
the
approaches to
environmental
education,
it is inferred that
only
Formal
Environmental
Education
contributes
little
to an
awaken
conservation
of
society.
Thus,
it
is necessary
other
approaches,
such
as environmental education
non-formal
and
informal.
These
two
provide
a
more effective participation
of
society
in
the process of
paradigm
related
to
environmental issues.
And
the success
for
this is the
articulation
of the
three
approaches.
As
evidence,
we
present the
SOS
Project
Rio
Capivari
as
a proposal
joint
action for an
environmental
education
approach
that
includes
public
politic and
popular
participation.
The
methodology
of
the article is
in
open
literature
and
interviews,
resulting in qualitative
literature.
Keywords: Environmental education, Public Politic, Project SOS Capivari River.
1
Graduação no Curso de
Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta
Grossa. Professor do Ensino Básico na rede pública e particular.
Pós graduando em Gestão Pública pela Universidade Estadual de
Ponta Grossa. E-mail: luisggcunhas_geo@hotmail.com
2
Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Ponta
Grossa (1978) e mestrado em Engenharia de Produção pela
Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professor da
Universidade Estadual de Ponta Grossa. E-mail: smoro@uepg.br
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