segunda-feira, 3 de agosto de 2015

CEI E EUROPA ORIENTAL

CEI e EUROPA ORIENTAL


      Nessa postagem será possível conhecer um pouco sobre os países que fazem parte da CEI (Comunidade dos Estados Independentes), sua área territorial, população e povos.
A formação da União Soviética (URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), com todos seus problemas sociais e crises durante os séculos XIX e XX. É preciso salientar que a URSS, em função da adoção do sistema socialista tinha sua economia pautada na agricultura e na zona urbana com indústrias que usurpavam da mão de obra de operários. Estes viviam em condições desumanas com salários baixos, condições precárias de trabalho e longas jornadas de trabalho.





FORMAÇÃO DA CEI


       Após a queda do Muro de Berlim, adoção de políticas pró-capitalistas e da desintegração da URSS os governos da Rússia, Ucrânia e Belarus assinaram um documento, em 08 de dezembro de 1991, que criava a CEI - Comunidade dos Estados Independentes. Mais tarde novas repúblicas foram incorporadas ao grupo e oficializada na capital do Cazaquistão (Alma Ata, atual Almaty).



Fonte: http://goo.gl/IJsjKu



A CEI (Comunidade dos estados independentes)é uma organização intergovernamental composta por 11das 15 ex-repúblicas que formavam a união soviética .Estes países possuem laços políticos,econômicos e militares.
A CEI foi criada em 8 de dezembro de 19991.Foi instituída pelo tratado de alma-ata,em 21 de dezembro de 1991,no CAZAQUISTÃO.
A criação foi importante para a descentralizadão do poder na região,além de colaborar para a consolidadão da democracia nas ex-repúblicas soviéticas.
Os objetivos principais:estabelecer diálogos nas arias econômicas,políticas e militar entre os países da CEI.
-Possibilitar a cooperação entre os países membros,principalmente em termos de democratização e prevenção ao crime;
-Definição de política externa e de defesa comuns.
Países membros:Rússia,Belarus,Cazaquistão,Tajiquistão,Armênia,Quirguistão,Uzbequistão,Moldávia,Ucrânia,Turcomenistão.
A população da CEI é de 273,7milhoẽs de habitantes.

Caio Henrique de Paula - 9 ano - Colégio Coronel Costa Neto (ARAPOTI/PR)

CONFLITOS NO LESTE EUROPEU

Fonte: http://zip.net/bgrKM9

       A Rússia durante muito tempo adotou um política expansionista na Ásia o que fez russos migrarem para o leste do continente asiático e essa política de dominação dos povos prosseguiu durante a existência do Estado Soviético. A instauração de um regime autoritário pela União Soviética fez com que mais de cem (100) etnias diferentes permanecessem sob um mesmo regime e a dominação de apenas um povo. Essa dominação, durante muito tempo, foi mantida a partir de repressão e força, entretanto, a partir de 1985, com a criação da Perestroika e a Glasnost. Esses planos foram o ponta pé para a reabertura econômica da União Soviética e o fim do regime socialista na mesma. Essas etnias que viviam em conflito com o governo soviético perceberam a possibilidade de independência e o espírito nacionalista aflorou.

O CASO DA CRIMEIA


Fonte:http://goo.gl/9IBf2r
 

A CRISE NA CRIMEIA
A Crimeia e uma Republica autônoma da Ucrânia localizada na península no mar negro. A região já pertenceu a Rússia e foi anexada pela Ucrânia o então líder Nikita Khrushev que era de origem ucraniana deu a região de presente.
A crise da Crimeia começou no final de 2013 o presidente ucraniano desistiu de assinar um tratado de livre-comercio com a união europeia, preferindo estreitar relações com a Rússia. A decisão tornou a origem de protestos massivos que resultaram em fevereiro a destituição do presidente que fugiu para Rússia.
O parlamento local denominado por um comando pro Rússia que nomeou Serguei Axionov como premie.posteriormente,o parlamento se declarou independente da Ucrânia sendo apoiado por russos e criticados por ucranianos.
Com a separação o parlamento russo aprovou o pedido do presidente Vladimir Putin, Para o envio de tropas para Crimeia para acalmar a situação. A Rússia justificou o movimento dizendo se reservar o direito de proteger seus interesses e o de seus cidadãos em casos de violência na Ucrânia ou na Crimeia. No dia 4 de março o novo governo da Crimeia anunciou que assumiu o controle da península. E deu um ultimato para que os últimos oficiais leais a Ucrânia se rendessem.

Larissa aparecida dos santos 9ano - colégio costa neto (ARAPOTI/PR)

 


CONFLITOS NO CÁUCASO



A ECONOMIA DA CEI

Fonte: http://goo.gl/93Obcb



A CEI é rica em matérias-primas. Possui grande riqueza em madeira e minérios,com exportação significativa.
Em seu imenso território distribuem-se muitas jazidas minerais na Ucrânia,nos montes Urais,na região do Cáucaso,mar Cáspio e na Sibéria.

A agropecuária é limitada pelo clima rigoroso
Na porção asiática,especialmente,os desertos e os longos invernos,além das áreas geladas,comprometem a produção

O governo de Yeltsin tentou vigorosamente integrar os países membros da CEI por meio de incentivos artificiais de comércio e financiamento. O que acabou acontecendo,porém,foi um aumento na dependência dos demais países em relação à Rússia,em variados níveis,fossem eles econômicos,energéticos,tecnológicos e financeiros

O que a Rússia tentou fazer foi ofertar condições favoráveis de comércio e de financiamento aos países da CEI, o que com o tempo acabou sendo inviável para alguns membros, uma vez que foram reconhecidos como economias de mercado e admitidos na OMC, o que dava a esses países um maior poder relativo e de negociação junto à Rússia, como é o caso, por exemplo, do Quirguistão.

Dessa forma, cabe ressaltar também que, apesar dos tratados assinados, principalmente os relativos a questões energéticas, muitos acabaram não se cumprindo devido à própria realidade sistêmica internacional, o que afetou diretamente o equilíbrio regional.
Mesmo com os governos posteriores,de Putin e Medvedev,o pragmatismo russo acabou dando continuidade à abertura e à integração a partir dos interesses políticos e econômicos.Havia uma grande expectativa para a região,como os projetos de transporte de gás pelos chamados FLUXO DO NORTE E SUL,respectivamente situados nas regiões do MAR BÁLTICO(em construção desde 2010)e do MAR NEGRO,que a partir de 2014 também será exportador de petróleo (campo de petróleo...,2012).dessa maneira,a partir de 2008,a esquecida CEI passou a funcionar de maneira eficaz.

Paulo Ricardo Soares da Trindade - 9 ano - Colégio Estadual Costa Neto (ARAPOTI/PR)

QUESTÕES GEOPOLÍTICAS DE ENERGIA RÚSSIA E UNIÃO EUROPEIA

Fonte: http://zip.net/bvrLlv


Questão energética entre Rússia e da União - Europeia

União Energética com a dependência russa de vários países como pano de fundo. O texto proposto foi recebido com poucas reticências.
A União Energética é uma necessidade porque a Europa gasta 400 mil milhões de euros em produtos energéticos por ano, ou seja, mais de mil milhões diários. É óbvio que temos que colocar um ponto final na dependência total de países terceiros no que diz respeito ao fornecimento energético”, declarou Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia.
Mais de metade dos Estados-membros da União Europeia e os países dos Balcãs são gravemente afetados pela interrupção do fornecimento de gás russo.
A crise do gás realçou a dependência energética europeia e a necessidade de uma política externa com uma dimensão externa.
Para que reduzisse o fornecimento de gás para a Europa a quantidade equivalente que a Ucrânia tinha alegadamente pego desde que o fornecimento de gás para aquele país foi interrompido em 1 de janeiro2007, e em 7 de janeiro, todo o fluxo de gás russo foi interrompido

Kauan Pache - 9 ano - Colégio Estadual Coronel Costa Neto (ARAPOTI/PR)

Nenhum comentário: