sábado, 27 de outubro de 2012

O que você pode fazer para aumentar vagas de emprego?

Educação como caminho à preparação para o mercado de trabalho

Segundo a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espirito de fraternidade.

E quando trazemos esta afirmação para nossa realidade nos defrontamos com uma total inversão de valores. E digo isso porque acredito que a educação verdadeira, aquela acessível a todos em qualidade e conteúdos é a única forma de sermos realmente mais iguais.

Através da educação podemos preparar um ser humano capaz de identificar os problemas relacionados ao trabalho que desempenha, sem efetuar apenas mecanicamente suas tarefas. Pensar, questionar, interferir na construção da sociedade, torna esta mesma sociedade a que faz parte mais saudável, mais humana e acima de tudo mais capaz de incluir seus cidadãos em todas suas ações.
Autores: Pedro Vitor Nanni Rinaldi Levis
                Luiz Gustavo de Oliveira Carneiro

________________________________________________________________________


Incentivo ás pequenas e médias empresas

Empresários da região e autoridades se reuniram para esclarecimentos sobre financiamentos e linhas especiais de crédito para micro, pequena e médias empresas. O encontro ocorreu neste dia 10 de agosto, no auditório do Sindicato Rural de Passo Fundo e contou com uma palestra ministrada por Nelson Akio Fujimoto, Secretário de Inovação do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Governo Federal, que falou sobre os principais elementos que compõem a política industrial brasileira. O evento foi uma promoção da Acisa e Sindicato Rural, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento e as demais palestras foram ministradas por representantes do BNDES e BADESUL que apresentaram aos empresários, diferentes linhas de financiamento além de linhas especiais de crédito para a área de inovação tecnológica.
Para Fujimoto, a explanação vai de encontro a necessidade de divulgar melhor as linhas de crédito, com informações sobre investimento e ferramentas de fomento as pequenas empresas. “Temos feito a divulgação em todos os municípios que tem importância para a economia dos Estados, porque muitas das empresas não tem conhecimento da disponibilidade de crédito para evoluir nos seus negócios. Trazemos instrumentos e o aceso a eles”, pontua ele, enfatizando que o elemento central para o desenvolvimento das empresas é o tema da inovação tecnológica. “Vivemos num mundo em constante mutação e se as empresas não acompanharem essa evolução, não estarão preparadas em concorrer com empresas globais”, observa.
Segundo Fujimoto, a preocupação do governo no lançamento do plano Brasil Maior, um programa de desenvolvimento industrial, tem uma das prioridades na área de inovação, isso porque se as empresas não inovam, são ameaçadas pela competição internacional, uma vez que não estão mais concorrendo entre si. “Nosso foco é dar suporte a empresa nacional, a maior geradora de emprego. Esse evento vem difundir o conhecimento, para que elas se fortaleçam, para manter um desenvolvimento sustentável em diversas áreas”, pontua ele.

Léo Guerke , Arthur 

________________________________________________________________________
                            Alternativas para melhorar a qualificação profissional no Brasil

* Aumento no número de colégios e universidades:

- com o aumento no número de colégios o superlotamento das escolas públicas irá acabar e com as universidades irá abrir vagas para mais estudantes;

 

* Materiais didáticos mais completos:

- a maioria das vezes o material escola fornecido pelas instituições de ensino da apenas uma base para a matéria tratada;

 

* Aumento salarial dos professores:

- o salário serve como um “incentivo” para os professores então quanto maior o trabalho, logicamente, melhor vai ser a qualidade de ensino que eles oferecerão;


* Incentivo ao estudo:
 
- quando dizemos incentivo seria atividades extras como filmes, “macetes“, brincadeiras, jogos on-line, etc;

 
* Aumento da oferta de cursos profissionalizantes:


- com mais cursos mais profissionais irão se formar aumentando a mão de obra do país.

CREDITOS: Leonardo Kitagawa, Bruno H. Labres e Adbiel Felipe




Nenhum comentário: