terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ecoturismo

Uma solução para o desenvolvimento sustentável na área turística, o ecoturismo tornou-se uma saída para quem vive dessa importante atividade econômica e precisa da natureza para obter fonte de renda.

VAMOS VER O QUE NOSSOS ALUNOS ESTÃO APRESENTANDO SOBRE ECOTURISMO.


ALUNO (A): Ana Beatriz Batista Lopez
Região do Brasil escolhida: Paraná
O ecoturismo já foi implantado nessa região?
Sim.
Na cidade de foz do Iguaçu-paraná.
O ecoturismo é, sem dúvidas, uma das alternativas que vêm ganhando força na região.  No Parque Nacional do Iguaçu, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986, o turista tem a opção de curtir a natureza praticando diversas modalidades esportivas como rafting, arvorismo, cascading, escalada, rapel e trilhas ecológicas.
O passeio mais conhecido por lá é o Macuco Safári. Nele, o visitante percorre uma trilha de 3 km.
 Clima:
O clima de Foz do Iguaçu é subtropical úmido mesotérmico, classificado por Köppen como Cfa. A cidade tem uma das maiores amplitudes térmicas anuais do estado, cerca de 11°C de diferença média entre o inverno e o verão, isto deve-se a uma menor influência da maritimidade do que a que ocorre em outros municípios. Por isso os verões costumam ser muito quentes, com máximas médias em torno dos 35°C, por vezes chegando a superar a marca dos 42°C [e os invernos apesar de, na média, serem considerados amenos, ainda sim propiciarem quedas bruscas de temperaturas que podem fazer a temperatura cair abaixo de zero durante a passagem de frentes frias com a massas de ar polar na retaguarda.
As chuvas costumam ser bem distribuídas durante o ano, com uma pequena redução no inverno, e a precipitação anual varia em torno dos 1800 mm.
Vegetação:
A mata subtropical é predominantemente na região do Parque Nacional do Iguaçu e Floresta Tropical de várzea, nas margens dos rios Paraná e Iguaçu.
Atrativo turísticos:
Passeio de Barco pelos Rios Iguaçu e Paraná, Arvorismo, macuco safári,raftign nas corredeiras do rio.
________________________________________________________________________


COLÉGIO POSITIVO - JAGUARIAÍVA
JAGUARIAÍVA, 2 DE NOVEMBRO DE 2012
ALUNA : NATHALIA SANTOS DE OLIVEIRA



ECOTURISMO NOS CAMPOS GERAIS – PARANÁ


Roteiro de aventura, história, Cultura , gastronomia e Ecoturismo. Esse são alguns dos atrativos da rota turística nos Campos Gerais . Algumas das principais atrações aos visitantes são as localidades de Vila Velha , Canyon Guartelá e diversas cachoeiras , aptas ao banha .

Campos Gerais , Região Central de Paraná , a 100km de distancia da Capital do Estado ,
Curitiba.
Tem clima subtropical com chuvas bem distribuídas durante ano e verão amenos .
Predomina a vegetação de florestas e campos .

O Parque de Vila Velha foi criado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do PR em 1996

Dentre as varias opções de atrações turísticas muitas delas sem a oferta de transporte publico . Além da falta de informação , muitas da belezas sofrem com a falta de infra estrutura . O objetivo e que essa condição seja melhorada com a fundação de Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau , entidade que visa desenvolver o Campos Gerais do Paraná com o aumento do fluxo de turistas. 


______________________________________________________________________________________________


Amazônia

Apesar de toda sua beleza e grandiosidade, a Amazônia continua desconhecida pelos turistas, nacionais e internacionais. Na Amazônia brasileira, o ecoturismo é praticado de forma esporádica e se limita a hotéis na selva e a algumas excursões por rios ao redor da cidade de Manaus e no norte do Estado do Mato Grosso. A maior parte de toda a Amazônia, no entanto, ainda espera para ser desbravada.

São várias as razões para que o turismo seja pequeno na região. Dificuldade de acesso, falta de recursos de algumas localidades, e até mesmo medo de doenças tropicais como a malária são fatores constantemente citados pelos turistas que não visitam o local. Outro fator é a preservação – alguns conservacionistas acreditam que o turismo pode ser prejudicial à região. Esta visão começou a mudar apenas recentemente, quando governo, população e ecologistas perceberam que o turismo, ao contrário do que antes se acreditava, pode ser uma excelente alternativa para preservar toda a riqueza natural da Amazônia.

O desmatamento já afetou grandes áreas da Amazônia, tendo consumido mais de 17% de seu território (cerca de 700 mil km²). As áreas protegidas são poucas e não dispõem de pessoal suficiente para fornecer proteção e cuidar da gestão de maneira adequada. Como em outras partes do mundo, o turismo – em especial o ecoturismo – está sendo visto como uma forma de os moradores locais ganharem seu sustento com áreas naturais deixadas intatas. Nesse sentido, o turismo surge como uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, pois, se bem planejado, é capaz de minimizar os impactos ambientais, além de apresentar um potencial multiplicador significativo, em termos de geração de emprego e renda. 

Por essas razões, os governos federal e estadual estão fazendo um esforço conjunto para estimular o turismo e o ecoturismo na região, como forma de não apenas gerar renda aos moradores, mas divulgar o local e incentivar a preservação desse valioso patrimônio natural. O projeto, que tem o nome de Proecotur, incluirá estudos de locais selecionados para o ecoturismo, avaliação da demanda de mercado, criação de um quadro normativo, programas de treinamento e investimentos locais. Os estudos proporcionarão a base para um projeto muito maior a ser lançado em futuro próximo. Estimulando, assim, o turismo, será consequentemente estimulado o desenvolvimento e a preservação da região, uma das mais lindas e importantes do planeta.
Vegetação:Floresta Amazônica 

Clima:Equatorial Úmido 

Alfândega Alfândega    Teatro Amazonas (1896)Teatro Amazonas (1896)  Biblioteca Pública do EstadoBiblioteca Pública do Estado

Palácio da Justiça(1900)Palácio da Justiça (1900)  Relógio MunicipalRelógio Municipal  Porto FlutuantePorto Flutuante  

Turma:6 ano   Colégio:Positivo  Aluna:Mariana Fonseca

 _________________________________________________________________________________________


As opções de turismo ecológico no Paraná são ricas e diversificadas. Destaques para as Cataratas do Iguaçu, a Ilha do Mel e outras reservas ambientais.
Os caminhos para se chegar ao litoral paranaense são deslumbrantes. De carro ou de trem, a descida da Serra do Mar apresenta lindas paisagens. A Estrada da Graciosa tem um charme especial.

 Jheniffer Perez

_________________________________________________________________________________

O ecoturismo já foi implantado nessa área? ele tem trazido bons resultados?justifique

Na cidade de Tibagi PR, criado em 1992 com objetivo de assegurar a preservacao dos ecossistemas típicos, oferecendo aos visitantes uma beleza unica como os canyons, cachoeiras e raras formações rochosas. O parque abriga o canyon do rio Iapó ou canyon Guartela, considerando o sexto maior canyon do mundo em extenção, além de ser o único com vegetacao nativa, conforme consta nos guines livro dos recordes.
As entidades:a gestao de unidades de conservacao  tem sido um desafio para tecnicos , instituicoes governos e proprietarios de terra apesar da aparencia a paisagem vista do alto do vale do io Iapó principalmente ao amanhecer é surpriendente a bruma cobre os campos vai se escoando e aos poucos, surgem copias de araucarias, do parana centenárias e formações rochosas muito interessantes, sinuosas, altíssimas e regulares recortadas em fendas, surgem 2 cadeias de montanhas separadas pelo leio do rio iapó  
Aluna: Kauane                                             https://secure.quebles.com/content/hotmail/emoticons/1511763.gif
___________________________________________________________________________
Região Sudeste-Ecoturismo.

Região Sudeste: em Minas Gerais temos o pólo das Grutas, Serras e Diamantes, a Zona da Mata, o Circuito do Ouro, as Terras Altas da Mantiqueira, a Canastra, e os Caminhos do Cerrado; no Espírito Santo temos os pólos de Itaúna, oDelta do Rio Doce, a Serra do Caparaó, e as Serras Capixabas; no Rio de Janeiro, um dos principais “portões de entrada” dos turistas no Brasil, temos os pólos ecoturísticos de Costa Verde, da Região do Itatiaia, o pólo Rio/Niterói, a Região Serrana, a Região dos Lagos, o Valo do Paraíba do Sul, e a Costa Doce; em São Paulo podemos encontrar os pólos do Alto do Paranapanema, as Serras Paulistas, a Região das Cuestas, o Vale do Ribeira de Iguape, o Vale do Paraíba do Sul, a Mantiqueira, o Litoral Paulista e os Grandes Lagos.


 É nessa região que se localizam vários dos pontos turísticos mais visitados do país. O Rio de Janeiro é mundialmente conhecido por suas belas praias e pelo carnaval, além de ser um grande centro cultural. São Paulo, conhecida internacionalmente, é o maior centro financeiro do Brasil, e conta também com diversos centros culturais e de entretenimento. Em Minas Gerais, localizam-se as mais importantes cidades históricas do Brasil, como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina. O Espírito Santo atrai milhares de turistas todos os anos devido a suas praias e regiões de montanhas.


O resultado da implantação do ecoturismo nesta área trouxe bons resultados,tais como renda,conscientização e o mais importante,preservação.As prefeituras dão o maior apoio para a implantação do ecoturismo,elas ajudam muito,por exemplo,mandam o pessoal da fiscalização da polícia florestal.E já se notam mudanças,a expansão de animais silvestres em expansão.O clima que predomina na região é tropical.



                                            Ana Maria Adaimoré Sloboda,6 ano , Colégio Positivo de Jaguariaíva.


Nenhum comentário: