segunda-feira, 1 de outubro de 2012

REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

O Brasil possui diversas regionalizações, basta analisarmos os critérios que foram utilizados.

Mas o que seria uma REGIÃO?

De forma simplificada é um ESPAÇO HOMOGÊNEO, ou seja com características semelhantes dentro do mesmo. E que possui diferença com outros espaços.

A divisão mais usada é a do IBGE, criada na década de 40, já sofreu inúmeras alterações. Atualmente divide o Brasil em 5 regiões (Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul).

VAMOS LÁ ALUNOS POSTEM SUAS INFORMAÇÕES SOBRE SEUS ESTADOS E REGIÕES. ESPERO LER ASPECTOS ECONÔMICOS, CULTURAIS E DA PAISAGEM.

______________________________________
RIO DE JANEIRO

Não tendo sido colonizado pelos portugueses, em virtude da hostilidade dos indígenas estabelecidos neste litoral, entre 1555 e 1567, a baía de Guanabara foi ocupada por um grupo de colonos franceses, inicialmente sob o comando de Nícolas Durand de Villegagnon, que aqui pretendiam instalar uma colônia de povoamento, a França Antártica.
O Cristo Redentor é um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Alto da Boa Vista[1], na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
Em uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2011, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 por cento dos entrevistados como o maior símbolo da América Latina.

Autor: Pedro Lordello Alves

_____________________________________



Autor: Isabela Luiza Silva

CEARÁ
O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a libertar os escravos em 25 de março de 1884 quatro anos antes da Lei Áurea, fato que lhe rendeu o nome de Terra da Luz. Há relatos de historiadores de que, antes de Pedro Álvares Cabral chegar ao Brasil, espanhóis já tinham estado no território que hoje conhecemos como Ceará, seus nomes eram Diogo Lepe e Vicente Pinzón. Pinzón foi o primeiro a chegar, desembarcou onde hoje seria o município de Icapuí e Lepe teria desembarcado em Fortaleza.
____________________________________________

éo Santos disse...
Santa Catarina


Várias expedições espanholas detiveram-se no litoral catarinense a caminho do rio da Prata: Don Rodrigo de Acuña, em 1525, deixou dezessete tripulantes na ilha, onde se fixaram voluntariamente. Sebastião Caboto, entre 1526 e 1527, ali se abasteceu, seguiu para o Prata e retornou. Após Caboto, nela aportaram Diego García e, em 1535, Gonzalo de Mendoza. Em 1541, Álvar Núñez Cabeza de Vaca partiu da ilha de Santa Catarina para transpor a serra do Mar e atingir por terra oParaguai. Mantendo sempre o propósito de tomar posse do Brasil meridional, o governo espanhol nomeou Juan Sanabria governador doParaguai, com a missão de colonizar o rio da Prata e povoar também o porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Com a morte de Juan Sanabria, tomou posse seu filho Diogo. Alguns navios da expedição lograram chegar à ilha de Santa Catarina, onde os espanhóis permaneceram dois anos. Dividiram-se em dois grupos: um deles rumou para Assunção; o outro, chefiado pelo piloto-mor Hernando Trejo de Sanabria, estabeleceu-se em São Francisco do Sul, de onde, após as maiores privações e sempre sob a ameaça de ataque pelos silvícolas, seguiu para Assunção.

Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada no centro da região Sul do país[5]. É o vigésimo estado brasileiro com maior extensão territorial e o décimo primeiro mais populoso[6] além de ser o nono mais povoado com 293 municípios.[7] O catolicismo é a religião predominante.[8]O idioma oficial, assim como nas demais unidades federativas, é a língua portuguesa.[9]

Autor: Leonardo Dos Santos Egea Pereira
__________________________________
felipe augusto disse...
Espírito santo

Em espírito santo tem muitos museus, lá foram descobertas Esmeraldas que depois foram esculpidas em vários formatos também ocorreu a abolição da escravatura a produção de café e também é um dos 27 estados do brasil. A panela de barro é uma das principais panelas é obrigatória para fazer comidas típicas etc.

Autor: Felipe augusto dos santos costa
__________________________________
Blogger Leticia Uno disse...
O Amazonas é caracterizado pela sua grande extenção,que cobre varios países,como: ALemanha, França, Reino Unido e Italia.O Amazonas pertence a região Norte brasileira, e é a 2ª unidade de federação mais populosa.No Amazonas eram encontradas aproximadamente 3,5 milhões de habitantes em 2010 superendo somente o Pará,em 2011 só em sua capital (Manaus)encontravam aproximadamente 1,8 milhões de habitantes, e também foi considerada a 7ª maior cidade do Brasil!Faz fronteira com Venezuela, Colômbia e Peru.
Autor: Letícia Ayumi Uno.
Floresta Amazônica
Na Europa a floresta Amazônica, é chamada de Amazónia,floresta latifodiada, que cobre quase toda a Bacia Amazônica e também a América do Sul.A bacia abrange 7 milhões quilômetros quadrados e cindo milhões quilômetros quadrado é a floresta que a cobre!
A floresta Amazônica, em 2008 foi pré-selecionada como candidata das Novas 7 Maravilhas da Natureza.Depois em 2009 a floresta Amazônica foi classificada em 1º lugar.
Autor: Letícia Ayumi Uno.
__________________________________
Blogger silmara donno disse...
Roraima é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Norte do país, sendo o estado mais setentrional da federação.Ocupa uma área aproximada de 224,3 mil km², pouco menor que a Romênia, sendo o décimo quarto maior estado brasileiro. Em Boa Vista, única capital brasileira totalmente no hemisfério Norte, encontra-se a sede do governo estadual, atualmente presidido por José de Anchieta Júnior.[5]
___________________________________
Blogger Diogo Oliveira disse...
SÃO PAULO
São Paulo foi criada em 25 de janeiro de 1554 com uma construção de um colégio jesuíta no alto de uma colina escarpada,entra dois rios e tinha como finalidade catequizar os índios q viviam na região do Planalto de Piratininga.
E hoje em dia ela é a cidade mais populaça do brasil e a mais poluente.
______________________________________

Autor: Bruno Zanotelli:
Demorou um certo tempo para que Portugal começasse a explorar economicamente o Brasil, uma vez que os interesses lusitanos estavam voltados para o comércio de especiarias nas Índias, e além disso, não havia nenhuma riqueza na costa brasileira que chamasse tanta atenção quanto o ouro, encontrado nas colônias espanholas, minério este que tornara uma nação muito poderosa na época.

Devido ao desinteresse lusitano, piratas e corsários começaram a extrair o pau-brasil, madeira muito encontrada no Brasil-colônia, e especial devido a extração de um pigmento, usado para tingir tecidos na Europa. Esses invasores eram em sua maioria franceses, e logo que chegaram no Brasil fizeram amizades com os índios, possibilitando entre eles uma relação comercial conhecida como "escambo", na qual o trabalho indígena era trocado por algum produto de valor muito baixo ou até sem valor comercial.

Com o objetivo de povoá-la, a colônia portuguesa foi dividida em quinze capitanias, para doze donatários. Entre elas destacam-se a capitania de Itamaracá, que se estendia do rio Santa Cruz até a Baía da Traição. Inicialmente essa capitania foi doada a Pero Lopes de Sousa, que não pôde assumi-la, vindo em seu lugar o administrador Francisco Braga, que devido a uma rivalidade com Duarte Coelho, deixou a capitania em falência, dando lugar a João Gonçalves, que realizou algumas benfeitorias na capitania como a fundação da Vila da Conceição e a construção de engenhos.

Após a morte de João Gonçalves, a capitania entrou em declínio, ficando à mercê de malfeitores e propiciando a continuidade do contrabando de madeira.

Em 1574 aconteceu um incidente conhecido como "Tragédia de Tracunhaém", no qual índios mataram todos os moradores de um engenho chamado Tracunhaém em Pernambuco, próximo a Goiana. Esse episódio ocorreu devido ao rapto e posterior desaparecimento de um índia, filha do cacique potiguar, no Engenho Tracunhaém. Após receber a comitiva constituída pela índia e seus irmãos, vindos de viagem, após resgatar a índia raptada, para pernoite em sua casa, um senhor de engenho, Diogo Dias, provavelmente escondeu-a, de modo que quando amanheceu o dia a moça havia desaparecido e seus irmãos voltaram para sua tribo sem a índia. Seu pai ainda apelou para as autoridades, enviando emissários a Pernambuco sem o menor sucesso. Os franceses que se encontravam na Paraíba estimularam os potiguaras à luta. Pouco tempo depois, todos os chefes potiguaras se reuniram, movimentaram guerreiros da Paraíba e do Rio Grande do Norte e atacaram o engenho de Diogo Dias. Foram centenas de índios que, ardilosamente, se acercaram do engenho e realizaram um verdadeira chacina a morte de todos que encontraram pela frente: proprietários, colonos e escravos, seguindo-se o incêndio do engenho.


Após esta tragédia, D. João III, rei de Portugal, desmembrou Itamaracá, dando formação à capitania do Rio Paraíba.




Aluno: Pedro Lordello Alves

14 comentários:

Unknown disse...

RIO DE JANEIRO
Não tendo sido colonizado pelos portugueses, em virtude da hostilidade dos indígenas estabelecidos neste litoral, entre 1555 e 1567, a baía de Guanabara foi ocupada por um grupo de colonos franceses, inicialmente sob o comando de Nícolas Durand de Villegagnon, que aqui pretendiam instalar uma colônia de povoamento, a França Antártica.

ALUNO Pedro Lordello Alves

Unknown disse...

RIO DE JANEIRO
O Cristo Redentor é um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Alto da Boa Vista[1], na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
Em uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2011, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 por cento dos entrevistados como o maior símbolo da América Latina.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

CEARÁ
O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a libertar os escravos em 25 de março de 1884 quatro anos antes da Lei Áurea, fato que lhe rendeu o nome de Terra da Luz. Há relatos de historiadores de que, antes de Pedro Álvares Cabral chegar ao Brasil, espanhóis já tinham estado no território que hoje conhecemos como Ceará, seus nomes eram Diogo Lepe e Vicente Pinzón. Pinzón foi o primeiro a chegar, desembarcou onde hoje seria o município de Icapuí e Lepe teria desembarcado em Fortaleza.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Santa Catarina


Várias expedições espanholas detiveram-se no litoral catarinense a caminho do rio da Prata: Don Rodrigo de Acuña, em 1525, deixou dezessete tripulantes na ilha, onde se fixaram voluntariamente. Sebastião Caboto, entre 1526 e 1527, ali se abasteceu, seguiu para o Prata e retornou. Após Caboto, nela aportaram Diego García e, em 1535, Gonzalo de Mendoza. Em 1541, Álvar Núñez Cabeza de Vaca partiu da ilha de Santa Catarina para transpor a serra do Mar e atingir por terra oParaguai. Mantendo sempre o propósito de tomar posse do Brasil meridional, o governo espanhol nomeou Juan Sanabria governador doParaguai, com a missão de colonizar o rio da Prata e povoar também o porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Com a morte de Juan Sanabria, tomou posse seu filho Diogo. Alguns navios da expedição lograram chegar à ilha de Santa Catarina, onde os espanhóis permaneceram dois anos. Dividiram-se em dois grupos: um deles rumou para Assunção; o outro, chefiado pelo piloto-mor Hernando Trejo de Sanabria, estabeleceu-se em São Francisco do Sul, de onde, após as maiores privações e sempre sob a ameaça de ataque pelos silvícolas, seguiu para Assunção.

Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada no centro da região Sul do país[5]. É o vigésimo estado brasileiro com maior extensão territorial e o décimo primeiro mais populoso[6] além de ser o nono mais povoado com 293 municípios.[7] O catolicismo é a religião predominante.[8]O idioma oficial, assim como nas demais unidades federativas, é a língua portuguesa.[9]

Leonardo Dos Santos Egea Pereira

Professor Luis Guilherme disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Espírito santo

Em espírito santo tem muitos museus, lá foram descobertas Esmeraldas que depois foram esculpidas em vários formatos também ocorreu a abolição da escravatura a produção de café e também é um dos 27 estados do brasil. A panela de barro é uma das principais panelas é obrigatória para fazer comidas típicas etc.

Felipe augusto dos santos costa

Unknown disse...

O Amazonas é caracterizado pela sua grande extenção,que cobre varios países,como: ALemanha, França, Reino Unido e Italia.O Amazonas pertence a região Norte brasileira, e é a 2ª unidade de federação mais populosa.No Amazonas eram encontradas aproximadamente 3,5 milhões de habitantes em 2010 superendo somente o Pará,em 2011 só em sua capital (Manaus)encontravam aproximadamente 1,8 milhões de habitantes, e também foi considerada a 7ª maior cidade do Brasil!Faz fronteira com Venezuela, Colômbia e Peru.
Autor: Letícia Ayumi Uno.

Unknown disse...

Floresta Amazônica
Na Europa a floresta Amazônica, é chamada de Amazónia,floresta latifodiada, que cobre quase toda a Bacia Amazônica e também a América do Sul.A bacia abrange 7 milhões quilômetros quadrados e cindo milhões quilômetros quadrado é a floresta que a cobre!
A floresta Amazônica, em 2008 foi pré-selecionada como candidata das Novas 7 Maravilhas da Natureza.Depois em 2009 a floresta Amazônica foi classificada em 1º lugar.
Autor: Letícia Ayumi Uno.

Unknown disse...

Ministério Público.
Suas missões:
A missão do MP é a defesa dos interesses da sociedade para garantia da cidadania.
Ao Ministério Público cabe:
- Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei.
- Instaurar inquérito civil e outros procedimentos administrativos correlatos.
- Promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
- Requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial.
Qualquer pessoa ou entidade pode enviar uma "denúncia" ao Ministério Público.A denúncia pode ser anônima, não precisa ser acompanhada de documentos, mas deve ser acompanhada de informações que possibilitem chegar ao autor do delito.
Autor: Letícia Ayumi Uno.

Unknown disse...

Roraima é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Norte do país, sendo o estado mais setentrional da federação.Ocupa uma área aproximada de 224,3 mil km², pouco menor que a Romênia, sendo o décimo quarto maior estado brasileiro. Em Boa Vista, única capital brasileira totalmente no hemisfério Norte, encontra-se a sede do governo estadual, atualmente presidido por José de Anchieta Júnior.[5]

Unknown disse...

SÃO PAULO
São Paulo foi criada em 25 de janeiro de 1554 com uma construção de um colégio jesuíta no alto de uma colina escarpada,entra dois rios e tinha como finalidade catequizar os índios q viviam na região do Planalto de Piratininga.
E hoje em dia ela é a cidade mais populaça do brasil e a mais poluente.

Professor Luis Guilherme disse...

Bruno Zanotelli:
Demorou um certo tempo para que Portugal começasse a explorar economicamente o Brasil, uma vez que os interesses lusitanos estavam voltados para o comércio de especiarias nas Índias, e além disso, não havia nenhuma riqueza na costa brasileira que chamasse tanta atenção quanto o ouro, encontrado nas colônias espanholas, minério este que tornara uma nação muito poderosa na época.

Devido ao desinteresse lusitano, piratas e corsários começaram a extrair o pau-brasil, madeira muito encontrada no Brasil-colônia, e especial devido a extração de um pigmento, usado para tingir tecidos na Europa. Esses invasores eram em sua maioria franceses, e logo que chegaram no Brasil fizeram amizades com os índios, possibilitando entre eles uma relação comercial conhecida como "escambo", na qual o trabalho indígena era trocado por algum produto de valor muito baixo ou até sem valor comercial.

Com o objetivo de povoá-la, a colônia portuguesa foi dividida em quinze capitanias, para doze donatários. Entre elas destacam-se a capitania de Itamaracá, que se estendia do rio Santa Cruz até a Baía da Traição. Inicialmente essa capitania foi doada a Pero Lopes de Sousa, que não pôde assumi-la, vindo em seu lugar o administrador Francisco Braga, que devido a uma rivalidade com Duarte Coelho, deixou a capitania em falência, dando lugar a João Gonçalves, que realizou algumas benfeitorias na capitania como a fundação da Vila da Conceição e a construção de engenhos.

Após a morte de João Gonçalves, a capitania entrou em declínio, ficando à mercê de malfeitores e propiciando a continuidade do contrabando de madeira.

Em 1574 aconteceu um incidente conhecido como "Tragédia de Tracunhaém", no qual índios mataram todos os moradores de um engenho chamado Tracunhaém em Pernambuco, próximo a Goiana. Esse episódio ocorreu devido ao rapto e posterior desaparecimento de um índia, filha do cacique potiguar, no Engenho Tracunhaém. Após receber a comitiva constituída pela índia e seus irmãos, vindos de viagem, após resgatar a índia raptada, para pernoite em sua casa, um senhor de engenho, Diogo Dias, provavelmente escondeu-a, de modo que quando amanheceu o dia a moça havia desaparecido e seus irmãos voltaram para sua tribo sem a índia. Seu pai ainda apelou para as autoridades, enviando emissários a Pernambuco sem o menor sucesso. Os franceses que se encontravam na Paraíba estimularam os potiguaras à luta. Pouco tempo depois, todos os chefes potiguaras se reuniram, movimentaram guerreiros da Paraíba e do Rio Grande do Norte e atacaram o engenho de Diogo Dias. Foram centenas de índios que, ardilosamente, se acercaram do engenho e realizaram um verdadeira chacina a morte de todos que encontraram pela frente: proprietários, colonos e escravos, seguindo-se o incêndio do engenho.

Após esta tragédia, D. João III, rei de Portugal, desmembrou Itamaracá, dando formação à capitania do Rio Paraíba.